Neve negra cobre paisagens da Sibéria
www.bbc.com
-
22 de fevereiro de 2019
803 Visualizações
Os moradores da região russa da Sibéria estão acostumados com a neve. Só não esperavam a misteriosa neve dos últimos dias.
Nas redes sociais, habitantes locais têm compartilhado imagens fantasmagóricas de uma estranha neve negra que está cobrindo as cidades de Prokopyevsk, Kiselevsk e Leninsk-Kuznetsky, municípios da região de Kuzbass, no sudoeste da Sibéria.
Em suas publicações, os usuários reclamam que a paisagem é deprimente.
É assim que a neve parece no inferno?, pergunta um morador citado pelo jornal local The Siberian Times.
Mas o que está por trás desse fenômeno?
Pó de carbono
Segundo mídias locais e internacionais, a cor preta da neve se deve às emissões de pó de carvão de empresas mineradoras da região.
Anatoly Volkov, gerente da fábrica Prokopievskaya, confirmou a um canal de televisão que um dos filtros de sua empresa, mecanismo que protegia a cidade, parou de funcionar recentemente. Ele reconheceu que parte da fuligem escapou de sua fábrica.
Não há como conter esse pó de carvão nas ruas, disse ele à agência de notícias AP.
Nos últimos dias, grupos ambientalistas reclamaram da poluição.
É mais difícil encontrar neve branca do que a negra durante o inverno, disse Vladimir Slivyak, membro da organização Ecodefense, ao jornal inglês The Guardian.
Há sempre uma quantidade enorme de fuligem no ar. Quando neva, isso fica mais visível. Durante o restante do ano, você não consegue ver, mas ela está ali, disse Slivyak.
Andrei Panov, vice-governador da região de Kemerovo, também culpou a queima de carvão, mas também citou os escapamentos dos veículos e outras empresas que produzem a poeira poluída.
O político anunciou que as autoridades planejam tentar retirar a neve negra com ajuda de barreiras e outros métodos.
Segundo a Enciclopédia Britânica, a região de Kuzbass é uma das maiores zonas de produção de carvão na Rússia. Ela compreende uma área de 26 mil quilômetros quadrados e contém reservas de mais de 300 milhões de toneladas.