Pós-doutorado em engenharia de petróleo com bolsa da FAPESP
Centro de Pesquisa em Engenharia constituído pela Fundação em parceria com Equinor Brasil Energia busca pesquisadores com formação em Química, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química, além de conhecimento em química de coloides (foto: Equinor)
O (ERC-RPM) é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Equinor Brasil Energia e está sediado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O pós-doutorando participará de estudo sobre a influência da composição das fases nas características físico-químicas da interface e seu impacto sobre o ponto de inversão de emulsões de petróleo.
O candidato deve ter doutorado em Química, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química. Conhecimento em química de coloides (emulsões e técnicas de caracterização) é desejável.
As inscrições devem ser feitas por e-mail ao aos coordenadores da vaga, o professor Antonio Bannwart (
bannwart@unicamp.br), e o professor Carlos Perles (
ceperles@cepetro.unicamp.br), devendo o candidato informar o código da vaga RL2_PD_WP11 no assunto da mensagem.
Devem ser anexados o currículo completo e o histórico escolar (incluindo o coeficiente de rendimento), uma carta de interesse em inglês, duas cartas de recomendação, publicações científicas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em
www.fapesp.br/bolsas/pd.