Nokia vai levar tecnologias da Indústria 4.0 para laboratório do SENAI-SP
Foto: Shutterstock
A fabricante finlandesa Nokia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (SENAI-SP) firmaram uma parceria para que a empresa implemente um laboratório de conectividade na unidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo.
O objetivo é realizar uma imersão prática com as tecnologias que serão comuns na Indústria 4.0, além de permitir a realização de testes-piloto e demonstrações de novas soluções antes do lançamento no mercado.
Dentro do espaço, serão implementadas soluções como conexão 4G e 5G; Passive Optical LAN (POL), que traz mais conexão e estabilidade de rede; e a Nokia Digital Automation Cloud (NDAC), que implementa uma rede privada sem fio de alta performance para aplicações de missão crítica e edge computing local.
“A Nokia acredita que a Indústria 4.0 oferece a oportunidade de aprimorar o trabalho das organizações usando tecnologia para digitalizar processos e capacitar os funcionários a desenvolverem novas competências”, afirmou a empresa em comunicado.
Para o SENAI-SP, a parceria será válida para trabalhar em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, treinando e preparando profissionais de todo o Brasil para a era da Indústria 4.0, em todos os segmentos em que o serviço atua.
O futuro já é agora
O Brasil vem demonstrando um crescente interesse em investir na adoção da tecnologia industrial de próxima geração para impulsionar o crescimento econômico.
De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em parceria com o SENAI-SP, 90% das empresas familiarizadas com a Indústria 4.0 concordam que ela aumentará a produtividade e 79% reconhecem que ela impactará o modelo de negócio das empresas, mas apenas 30% deram início a este processo.