Governo anuncia retomada da expansão da Linha Verde do Metrô prometida para 2013
Sete anos depois, governo faz novo anúncio sobre extensão da linha 2-Verde do Metrô
Sete anos após a promessa original de conclusão de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (17) a retomada das obras. Prometida para ser entregue em 2013, o projeto inicial da linha seguia até Guarulhos, na Grande São Paulo. Mas, agora, só vai até a estação Penha, na Zona Leste da capital.
A promessa do governador João Doria (PSDB) é que as obras da linha recomecem ainda neste semestre. A extensão será de 8,3 km e a previsão é de que 873 mil passageiros usem o trajeto da linha. A nova previsão é de entrega entre 2025 e 2026, segundo a gestão.
O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que comandou o estado de 2011 a 2018, afirmou por meio de nota que as obras já estão licitadas, mas não foram iniciadas antes devido à crise econômica. (leia mais abaixo)
A Linha 2-Verde começa na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, e vai até a Vila Prudente, na Zona Sul da capital. Mas, desde que foi construída, era prevista que chegasse até Guarulhos no segundo semestre de 2013.
A linha também deveria ter interligação à Linha 3-Vermelha do Metrô e a três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Mas, até o momento, nada disso saiu do papel.
Os comerciantes chegaram a ser notificados, em 2015, que a obra começaria. Casas foram desapropriadas e demolidas e, hoje, as áreas remanescentes são ocupadas por moradores de rua.
A desapropriação das áreas de escavações é a resposta dada pelo governo para que a linha não seja levada, neste momento, até Guarulhos. Segundo a gestão Doria, ainda é necessária a desapropriação de áreas entre a Penha e a Rodovia Presidente Dutra.
"Eu não respondo pelo passado, só falo sobre o presente e sobre o futuro na minha gestão", disse Doria.
O vice-governador Rodrigo Garcia afirmou que Doria solicitou que "as grandes obras paradas no estado fossem retomadas" até metade deste ano, o que deverá ocorrer.
Na região da Penha, porém, onde o Metrô é esperado há 7 anos. Moradores e comerciantes não aguentam mais esperar que as promessas saiam do papel.
Em nota, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que as obras da Linha 2-Verde estão licitadas e contratadas, e as desapropriações pagas até a Penha. "Não foram iniciadas antes porque com a crise econômica faltavam recursos e o Governo decidiu priorizar as obras em andamento ao invés de iniciar uma nova", justificou.
Trem da Linha 2-Verde do Metrô — Foto: Cris Castello Branco/Governo de SP Trem da Linha 2-Verde do Metrô — Foto: Cris Castello Branco/Governo de SP