O conceito de família tem mudado através dos tempos, acompanhando mudanças sócio-políticas e culturais, porem, em qualquer sociedade a família é uma estrutura institucional (em desenvolvimento) em que os seus membros se esforçam para que certas tarefas sejam realizadas.
O ritmo e a definição das transições da vida familiar surgem ligados aos contextos históricos e sociais.
Os acontecimentos de vida bem como a mobilidade geográfica podem ser fatores de instabilidade na unidade familiar, no entanto podem também ser um fator de progresso.
A abordagem da dinâmica familiar pode ser analisada sob diversas áreas: do trabalho, da saúde, do social, da educação, da cultura, do esporte, do lazer, da segurança, da moradia que assume particular relevo no contexto de vida do ser humano, da urbanização em que se encontra a moradia, acesso as diversas áreas e principalmente no meio ambiente em que ela se desenvolve.
O conjunto da abordagem familiar e de sua dinâmica define a formação do cidadão que ira compor a sociedade e a cidadania de um país.
O ciclo de evolução do ser humano, a partir de certa idade, os jovens formam suas famílias e desejam ter suas próprias moradias e assim aos 40 anos costuma buscar uma nova residência, geralmente mais ampla e na próxima etapa de sua vida o idoso demanda casas menores.