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Acesso entre as estações Consolação e Paulista do metrô precisa ser redimensionada

Instituto da Engenharia - 10 de outubro de 2017 2617 Visualizações
Acesso entre as estações Consolação e Paulista do metrô precisa ser redimensionada
A Estação Paulista da Linha 4-Amarela fica sob a rua da Consolação, próxima ao cruzamento com a avenida Paulista. Integra com a Estação Consolação da Linha 2-Verde do Metrô, através de uma interligação subterrânea entre as duas. Possui profundidade de 55,82 metros.
Esta Linha iniciou sua operação em maio de 2010, com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ViaQuatro.
A concessionária é responsável pela aquisição de trens, sistemas de sinalização, centro de controle e comunicações, operação e manutenção da linha por 30 anos. Já ao governo do Estado de São Paulo cabe a construção da infraestrutura dos túneis e estações e sistemas pertinentes
Existem três formas de acessar esta estação: dois acessos externos na rua da Consolação, altura do número 2360 (lado par e ímpar)
e a interligação com a Estação Consolação da Linha 2-Verde do Metrô.
Já a Estação Consolação, também enterrada é composta por mezanino de distribuição e plataforma central O acesso permite a integração subterrânea com a estação Paulista da Linha 4-Amarela.Foi projetada prevendo uma capacidade de 20.000 passageiros/hora/pico. Os acessos são em frente ao número 2163 da Paulista.
Segundo dados do Metrô, a entrada de passageiros pela Estação Consolação atingiu em maio deste ano cerca de 142 000 em média por dia útil. Somente as frequências às estações Sé, Barra Funda e Luz superam esse número.
Entretanto, a quantidade de usuários destas duas estações interligadas é muito maior visto que não está computadaa demanda de passageiros da Linha Amarela.
De qualquer forma, o grande movimento de passageiros que frequentam diariamente este entroncamento principalmente nos horários de pico tem causado, não é de hoje, enorme preocupação por parte destes usuários acerca dos níveis de segurança em caso de tumultos nas plataformas e nos acessos entre as duas estações.
As próprias autoridades do metrô possuem este entendimento sendo certo que a solução definitiva estaria na ampliação urgente destes terminais o que vem esbarrar com o crônico problema da falta de verbas.
Uma atenuação paliativa desta questão seria, segundo o Metrô, a inauguração, próxima a acontecer, das estações Oscar Freire e Higienópolis da Linha Amarela que poderiam provocar alguma redução no número de usuários das estações Paulista-Consolação devido a uma maior distribuição. 
Mas, enquanto isto não acontece, o Metrô, responsável pela construção e operação de todas as estações, mesmo àquelas que servem as linhas sob concessão, poderia, no mínimo, melhorar a segurança do trecho “atunelado” que dá acesso entre as estações Paulista- Consolação instalando corrimões solidários às paredes em forma de arco moldado pelo “shield” desde a construção.
Com esta providência, já se elevaria a sensação de segurança por parte dos usuários principalmente idosos e aqueles acometidos por deficiência e mobilidade reduzida.