Fontes de informações: Secretaria de Assuntos Estratégicos
A ciência, a tecnologia e a inovação são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.
O trabalho de técnicos, cientistas, pesquisadores e acadêmicos e o engajamento das empresas são fatores determinantes para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, capaz de atender às justas demandas sociais dos brasileiros e ao permanente fortalecimento da soberania nacional.
Esta é uma questão de Estado, que ultrapassa os governos.
O progresso técnico e a competição internacional implicam que, sem investimentos em ciência, tecnologia e inovação, um país dificilmente alcançará o desenvolvimento virtuoso, no qual a competitividade não dependa da exploração predatória de recursos naturais ou humanos.
É preciso continuar a investir na formação de recursos humanos de alto nível e na acumulação de capital intangível - a incorporação de conhecimento na sociedade brasileira.
Desde 2003, o governo brasileiro tem concedido especial destaque ao desenvolvimento e fortalecimento de políticas de CT&I.
Fato relevante também é o novo patamar em que passaram a operar os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia com base na regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), regulamentado pela Lei nº 11.540/2007), e em importantes aperfeiçoamentos em sua gestão, além do expressivo aumento de recursos aplicados.
Há uma forte correlação entre o grau de desenvolvimento de um país e seu esforço em CT&I; a importância do apoio governamental nos países desenvolvidos à inovação nas empresas; e a articulação entre a política industrial e a política de CT&I como catalizador da mudança do padrão de desenvolvimento econômico de alguns países. Ao lado disto, é imperativo fazer que ciência, tecnologia e inovação se tornem efetivos componentes do desenvolvimento sustentável, do ponto de vista econômico e socioambiental.
Soma- se a isso a busca das soluções para os problemas que afligem a sociedade, com iniciativas para o desenvolvimento regional e social que visam à melhoria da educação em todos os níveis e, em particular, o ensino de ciências nas escolas e a expansão da qualidade e da distribuição geográfica da ciência.