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Retrato do Brasil

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Capítulo XIII

Turismo

22.28. Turismo- principais avanços, metas e principais ações

22.28.1. Importância estratégica

Fontes de informações: Secretaria de Assuntos Estratégicos

O desenvolvimento do turismo insere-se na perspectiva de expansão da economia de serviços no mundo e pode ser importante para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, particularmente com relação à erradicação da extrema pobreza e da fome, à garantia da sustentabilidade ambiental e à valorização da diversidade cultural, propiciando o estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.

A criação de emprego, a geração e a distribuição de renda, a redução de desigualdades sociais e regionais, a promoção da igualdade de oportunidades, o respeito ao meio ambiente, a proteção ao patrimônio histórico e cultural e a geração de divisas sinalizam o horizonte a ser alcançado pelo turismo em 2022.

O que se deseja é que o Turismo no Brasil seja acessível a todos os brasileiros e que contemple as diversidades regionais, configurando-se pela brasilidade, proporcionando a expansão do mercado interno e a inserção efetiva no mundo.

Deve ser encarado como uma ferramenta de inclusão social, tanto pela ampliação dos postos de trabalho quanto pela promoção de oportunidades de conhecimento do País pelos brasileiros.

A gestão do turismo vem sendo implementada de forma participativa, buscando o alinhamento das políticas públicas e dos investimentos privados, o que tem potencializado os resultados da atividade.

Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol, um dos mais importantes eventos esportivos do mundo.

Em 2016, sediará, no Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos. A dimensão desses eventos aumenta a responsabilidade em estruturar a organização turística para realizá-los adequadamente.

É fundamental que esses eventos resultem em legados à população, tanto pelos efeitos diretos quanto pelos benefícios prolongados do relançamento do País como destino turístico de qualidade.

Quanto melhores forem as condições de vida dos habitantes, melhores serão a vivência e a percepção positiva dos visitantes.

O brasileiro deve ser o principal beneficiado pelo desenvolvimento do turismo no País.

Para isso, são importantes o aumento da oferta e a interiorização dessa atividade para contribuírem para a geração de economia de escala e para a ampliação da participação do turismo no consumo das famílias.